Campanha Agosto Verde claro chama atenção para os Linfomas

Campanha Agosto Verde claro chama atenção para os Linfomas

  • Postado por Grupo Erviegas
  • em 15 de agosto de 2016
  • 0 Comentários
  • campanha, cancer, diagnóstico precoce saúde, ivd, linfoma, pesquisa, prevenção, promoção

No início do mês de Agosto, o Grupo Erviegas através da marca da Divisão Diagnósticos: Biocare Medical lançaram a campanha: Agosto Verde Claro que lembra a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Linfoma.

O sistema linfático

O sistema linfático é uma rede completa e complexa de órgãos como: linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que possui a função de produzir e transportar o fluído linfático (linfa) dos tecidos e distribuir para o sistema circulatório do corpo humano.

O sistema linfático é um grande aliado ao nosso corpo pois ele é responsável por proteger nosso sistema imunológico com a ajuda dos glóbulos brancos para combater doenças, bactérias e vírus. Também possui os aliados para deixar o corpo em equilíbrio nosso sistema imunológico: o baço, os linfonodos (nódulos linfáticos), as tonsilas palatinas (amígdalas), a tonsila faríngea (adenoides) e o timo. Alguns pesquisadores consideram também a medula óssea pertencente a essa classe pois a medula produz os linfócitos.

O laço do mês de Agosto é representado pela cor Verde Claro de acordo com o Inorp e chama a atenção para os linfomas. Os linfomas são neoplasias que são encontrados nos linfócitos através dos gânglios linfáticos distribuídos por diversas partes do corpo e são divididos em duas categorias principais:

O Linfoma de Hodgkin:

Ocorre quando um linfócito (geralmente tipo B) se transforma em uma célula maligna capaz de crescer descontroladamente e disseminar-se. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas (também chamadas de clones). Com o passar do tempo, estas células malignas podem se disseminar para tecidos adjacentes, e, se não tratadas, podem atingir outras partes do corpo.

Na Doença de Hodgkin, os tumores disseminam-se de um grupo de linfonodos para outros grupos de linfonodos através dos vasos linfáticos. O local mais comum de envolvimento é o tórax, região também denominada mediastino.

Pode ocorrer em qualquer faixa etária; no entanto, é mais comum no adulto jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior frequência entre 25 a 30 anos. A incidência de novos casos permaneceu estável nas últimas cinco décadas, enquanto a mortalidade foi reduzida em mais de 60% desde o início dos anos 70 devido aos avanços no tratamento. A maioria dos pacientes com Doença de Hodgkin pode ser curada com o tratamento atual.

O Linfoma Não-Hodgkin

O linfoma não-Hodgkin é reconhecidamente derivado de subpopulações de células brancas do sangue (células B e T), originadas na medula óssea. Avanços na imunologia e na biologia molecular têm auxiliado muito na detecção desses tumores, além de abrir caminhos para novas estratégias de tratamento. Os linfomas não-Hodgkin compreendem um grande grupo heterogêneo de canceres do sistema linfóide, com diferentes locais de origem, diferentes comportamentos clínicos, e principalmente pelo tipo de tratamento e resposta a esse.

É mais freqüente nos homens, principalmente naqueles de cor branca. Apesar de ser freqüente em todo o mundo, apresenta variações com maior prevalência de certos tipos histológicos em determinadas áreas geográficas. Como exemplo a forma folicular do linfoma (menos agressivo) é rara na América Latina.

A estimativa de novos casos do linfoma de Hodgkin é de 2.470, sendo 1.460 homens e 1.010 mulheres (2016 – INCA). Os dados para o Câncer Não-Hodgkin é de que os novos casos sejam de 10.240, sendo 5.210 homens e 5.030 mulheres (2016 – INCA).

Este mês a Biocare está com uma promoção para o mês de combate ao Câncer de Linfoma. Na compra de 3 anticorpos do painel de linfomas da Biocare, o 3 sai de graça. Consulte a sua consultora para mais informações através do e-mail diagnosticos@grupoerviegas.com.br

 1

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *