Dia Mundial do Câncer

08 de Abril - Dia Mundial do Combate ao Câncer


O Dia 08 de Abril – Dia Mundial do Combate ao Câncer foi criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e tem o objetivo de alertar as diversas instituição espalhadas pelo mundo para a conscientização e prevenção dos vários tipos de Câncer.

O QUE É O CÂNCER?

A Doença que mais mata no Mundo

Câncer é o conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado das células.

Esse crescimento pode ser agressivo e incontrolável, formando tumores, que podem invadir outros tecidos e órgãos e espalhar-se pelo organismo (metástase), caracterizando uma neoplasia maligna. Pode ser formado também um tumor benigno, que é uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e raramente constituem risco de morte.

Existem diferentes tipos de câncer, que correspondem aos diferentes tipos de células do organismo. Quando o câncer tem início em tecidos epiteliais (mucosa ou pele) é chamado carcinoma e se tem início em tecidos conjuntivos, como músculo, cartilagem e osso, é denominado sarcoma.

O câncer pode ter várias causas, tanto internas como externas.

As causas externas são relacionadas ao meio ambiente e aos hábitos pessoais, sendo responsáveis por 80 a 90% dos casos. Algumas causas conhecidas: cigarro, álcool, medicamentos, exposição excessiva ao sol, ingestão de certos alimentos e infecções por determinados vírus.

As causas internas estão relacionadas a questões genéticas pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo se defender das agressões externas.

O câncer é mais frequente em pessoas de idade mais avançada, pois as células foram expostas aos fatores cancerígenos durante mais tempo.

PREVENÇÃO

Pequenas atitudes que fazem a diferença

A prevenção do câncer é muito importante, não apenas para diminuir os riscos de uma pessoa chegar a desenvolvê-lo, mas também para que o câncer possa ser diagnosticado em fase precoce, aumentando as chances de cura e sobrevida do paciente.

Além de exames periódicos e acompanhamento médico, é importante que as pessoas mantenham alguns hábitos de vida saudáveis, para diminuir ao máximo a chance de chegar a desenvolver um câncer.

Algumas dicas: não fumar, dormir bem, evitar consumo de alimento ricos em sódio e conservantes, evitar consumo excessivo de gorduras, açúcares, carnes vermelhas e processadas, ingerir álcool com moderação, manter hábitos sexuais seguros (uso de camisinha), investir em uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes e verduras, fazer atividade física regularmente, evitar exposição ao sol entre 10 e 16hrs, usar filtro solar diariamente, cultivar boas amizades e evitar o estresse.

DIAGNÓSTICO

Quanto mais cedo melhor

O diagnóstico do câncer pode ser feito através de alguns exames iniciais, porém sempre é confirmado através de um exame de imunohistoquímica.

Para a realização deste exame, é necessário um fragmento do tumor, que será submetido a um preparo, para que possa ser feita uma reação com a utilização de alguns anticorpo, que irão confirmar ou não a presença de certos antígenos no tecido.

O diagnóstico final, bem como o tipo do câncer e tratamento, será fornecido pelo médico patologista, após análise dos resultados obtidos nesse exame.

CAMPANHA #JuntosContraOCâncer 2016


Juntos somos mais fortes

A União faz a força!

Responsabilidade e Compromisso

Para chegar em um Diagnóstico para o paciente rápido, preciso e de qualidade é necessário trabalhar com responsabilidade e seriedade.

O Grupo Erviegas trabalha constantemente dentro de uma cadeia de valor com parcerias de confiança e processos internos que preza pela qualidade de produtos regulamentados de acordo com as normas brasileiras vigentes e agilidade na entrega de materiais, para que o cliente final, tenha o resultado do seu diagnóstico nas suas mãos de maneira correta, rápida e eficiente.

Através da nossa Divisão Diagnósticos, oferecemos uma vasta linha de produtos de qualidade para os principais laboratórios espalhados pelo Brasil por meio das marcas EasyPath|Diagnósticos, Biocare Medical, Intelsint, Myr e Bethyl Laboratories.

Neste ano o Grupo Erviegas lança sua primeira Campanha do Dia Mundial do Combate ao Câncer e destaca a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença que atinge milhares de pessoas pelo mundo.

Por meio da hashtag #JuntosContraOCâncer vamos atingir um maior número de pessoas para lembrar desta data tão importante para diversas pessoas espalhadas pelo mundo.

Compartilhe nas suas redes sociais a hashtag #JuntosContraOCâncer nas redes sociais e participe desse movimento.

Compartilhe esse movimento!

Mito ou Verdade

Saiba mais!
Quais são as verdades e mentiras sobre o Câncer?

VERDADE. A camada de ozônio atua como uma barreira para os raios solares, que são prejudiciais ao organismo. Com a destruição da barreira, a incidência de raios aumenta, atacando as células da pele.
VERDADE. Qualquer pessoa pode desenvolver o câncer, porém, alguns grupos tem o risco mais alto que outros, por exemplo, os fumantes.
- MITO. Não há nenhuma comprovação científica relacionada a essa questão, mas estudos continuam sendo feitos para chegar a uma conclusão.
VERDADE. Apesar de não ter uma comprovação científica de relação direta entre essas doenças e o câncer, já foi descoberto que essas doenças causam alterações no funcionamento do sistema imunológico, o que pode contribuir para o aparecimento do câncer.
MITO. A palavra tumor significa uma massa celular que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Essa massa celular é causada pelo crescimento desordenado das células e pode ser benigna ou maligna, dependendo das características que ela apresenta.
VERDADE. Como a maioria dos tipos de câncer são causados por fatores externos (ambientais e hábitos pessoais) é possível prevenir o câncer adotando uma dieta e hábitos de vida saudáveis.
MITO. O câncer em si, não é contagioso, porém, existem alguns vírus capazes de produzir câncer e esses vírus podem ser transmitidos por meio de contato sexual, transfusões de sangue, instrumentos contaminados, etc.
VERDADE. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior é a probabilidade de cura do câncer, que pode ser através de cirurgias aliadas a tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos.
MITO. Apenas uma parcela, cerca de 10% dos casos de câncer estão relacionados a causas genéticas. A maior causa do câncer, cerca de 90%, é devido a fatores ambientais.